partícula_LogoSemFundo.png
oficina8.jpg

Conheça nossas oficinas e workshops

LUDICIDADE E CONSCIÊNCIA CORPORAL

 

Esta oficina propõe dinâmicas teatrais de conscientização e fluência corporal para 3ª idade. Será utilizado como base a técnica da EUTONIA, prática corporal criada e desenvolvida por Gerda Alexander (1908 Wuppertal / Alemanha - 1994 Copenhagem / Dinamarca) com dinâmicas teatrais que envolvem ludicidade e imaginação. Os alunos irão soltar sua musculatura de maneira leve e descontraída, buscando sentir-se menos tensos com as dificuldades da idade. O curso consiste no uso da atenção às sensações, promovendo a ampliação da percepção e da consciência corporal através da respiração, do auto toque nos ossos do corpo, da sensibilização sensorial e do fluxo do movimento. Um processo em que o idoso acessa a sabedoria que é própria do corpo, usando-a a seu favor. O indivíduo entra em contato com o tempo do organismo, com os ritmos internos e com o diálogo entre este universo interno (sensações, percepções, emoções, pensamentos) e o externo (o corpo em relação ao espaço). À medida que reconhece o corpo, aprende a economizar energia e equilibrar as tensões, reconhecendo suas necessidades de atividade e de descanso. A Eutonia é um caminho preventivo indicado para pessoas de todas as idades que melhora a qualidade de vida respeitando o ritmo pessoal de cada um. O processo se dará com ludicidade, “brincadeiras” teatrais, diversão, música, dança e com o respeito às limitações. Este curso resulta em mais espontaneidade, sensibilidade, flexibilidade, segurança muscular, desenvoltura e principalmente confiança em si mesmo(a).

 

Tempo de duração da oficina: 04h

Tempo de duração do workshop: 01h30min

Classificação etária: dos 12 anos até a 3ª idade.

 

TÉCNICAS DE ATOR PARA MELHOR COMUNICAÇÃO NO COTIDIANO

 

Esta oficina propõe o desenvolvimento de elementos específicos do trabalho do ator aplicados a uma melhor comunicação no cotidiano e nos afazeres do indivíduo. A oficina busca transpor exercícios corporais de conscientização, preparação e expressão corporal, utilizando jogos e improvisações teatrais. Tem por objetivo facilitar a inter-relação, a comunicação e a adaptação do ser humano com seu aparato corpo-mente. O corpo está interligado a mente. No teatro existe uma expressão que é utilizada para se referir a esta relação: é o corpo-mente ou psicofísico, expressão criada por Konstantin Stanislávski, importante diretor russo que revolucionou a arte cênica. Desta maneira, será proposto aos alunos mais fluência e domínio de suas relações, idéias, vontades e reações corporais em que ele se direciona naquele momento. Assim, este indivíduo poderá colocar-se frente aos constantes desafios de sua vida e profissão de maneira diferenciada, com mais sensibilidade, dinamismo, desenvoltura e confiança em si mesmo.

 

 

Tempo de duração da oficina: 04h

Tempo de duração do workshop: 01h30min

Classificação etária: dos 16 anos em diante

 

DIREÇÃO TEATRAL

 

Esta oficina proporciona aos diretores de teatro ou aos que desejam conhecer esta arte, uma instrumentalização para condução de atores, e para a elaboração e construção de espetáculos teatrais. A função do diretor deve ter uma perspectiva geral e uma total responsabilidade de tentar unir os vários elementos do teatro. O trabalho do diretor numa produção é um dos últimos elementos que a audiência percebe. Os atores estão no palco e são imediatamente notados pelos espectadores, assim como o cenário e os figurinos, e as palavras do autor são ouvidas durante toda a representação. O trabalho do diretor consiste em interpretar e misturar esses elementos, o que é feito em grande parte por trás da cena. É, por isso, muito menos aparente para o público. Entretanto, o diretor é a primeira pessoa a se envolver no processo criativo de produção, e as escolhas que ele faz, em grande parte, revelará se a experiência concluída será satisfatória para os espectadores ou não. Desta maneira é fundamental a um artista que deseja ser diretor de teatro buscar as informações e a sensibilização para esta função. O curso propõe exercícios práticos de preparação, condução de atores e a montagem de exercícios cênicos (cenas teatrais). Nestes exercícios os alunos irão exercer duas funções: a direção e a atuação. A turma será dividida em grupos, onde um será o diretor e os outros serão os atores. Cada aluno irá dirigir um exercício cênico, no mínimo.

 

Tempo de duração da oficina: 04h

Tempo de duração do workshop: 01h30min

Classificação etária: dos 14 anos em diante

 

DESENVOLVENDO A 2ª NATUREZA PARA FORMAÇÃO DE ATORES E ATRIZES

 

Esta oficina tem o objetivo de instrumentalizar o aparato psicofísico, sensorial de atores e atrizes que desejem desenvolver sua percepção sensorial e a consciência corporal, para chegar a um estado de criatividade e desenvoltura. Para tal, será utilizado os seguintes princípios: O Sistema das Ações Físicas, desenvolvido pela moderna escola russa de Konstantin Stanislávski, importante diretor russo que revolucionou a arte cênica. Nos últimos três anos de suas investigações teatrais ele aprofundou sua pesquisa sobre a arte do ator, possibilitando ao ator utilizar de sua verdade, ou 2ª natureza (verdade cênica). Para tal, Stanislávski calcou-se em inúmeras Leis Orgânicas da Ação Física. São elas: Vontade; a Imaginação; a Comunicação/Adaptação; a Plasticidade do Movimento; o Tempo-Ritmo; Atenção Direcionada; Músculos Livres; Estados psicofísicos através das Velocidades; Prontidão. Também será desenvolvido neste processo o trabalho com a Percepção e Ampliação no Corpo das Sensações. O trabalho com as sensações desperta a totalidade do ser em relação a si, ao outro e ao espaço de atuação. Os sensores a serem despertados, conscientizados e amplificados são: a visão, a fala, o olfato, o paladar e o tato. O trabalho realizado sobre as leis orgânicas e a percepção e ampliação no corpo das sensações, será utilizado para a criação de exercícios cênicos, através do Jogo e Improvisação Teatral. O improviso é um elemento inerente ao trabalho do ator, que envolve técnica e criatividade, onde a intencionalidade do intérprete, dará à ação um caráter de veracidade. O intuitivo só pode responder no instante imediato – no aqui-agora. Ele gera suas dádivas no momento de espontaneidade, quando estamos livres para atuar e inter-relacionar. Assim, a liberdade pessoal é liberada, e o indivíduo como um todo é físico, intelectual e intuitivamente despertado. Este ator ou atriz terá a oportunidade de experienciar em seu próprio corpo uma vida ativa e amplificada. Tornando-se mais perceptivo e passível de realizar o ofício de ator/atriz, ou, relacionar-se no seu cotidiano de maneira mais perceptiva e criativa.

 

Tempo de duração da oficina: 04h

Tempo de duração do workshop: 01h30min

Classificação etária: dos 14 anos em diante

 

 JOGOS TEATRAIS PARA CRIANÇAS

 

Essa oficina propõe trabalhar jogos teatrais com crianças, no intuito de despertar e amplificar sua imaginação como parte ativa do processo de seu amadurecimento. Os jogos lúdicos e dramáticos trabalhados na oficina serão baseados em temas que fazem parte do universo infantil, como se fossem “brincadeiras” da infância, fazendo com que as crianças se sintam à vontade dentro da proposta. Assim, poderão refletir sobre o que realizam no seu cotidiano, em casa, na escola e na rua. Nos dias atuais as mídias tomam o lugar da infância artesanal. Acredita-se que trabalhar o potencial lúdico e imaginário da criança pode desenvolver um adulto mais criativo, espontâneo e comunicativo. As vivências em jogos lúdicos e dramáticos possibilitam às crianças descobrirem a vida pelo viés da emoção e do físico, como na afirmativa de Faure (1982, p. 19) “A criança, durante a improvisação, intervém com o corpo e com a palavra, com sua timidez e sua sensibilidade, com suas recordações e os seus sonhos”. O objetivo do jogo lúdico e dramático é propiciar o desenvolvimento da totalidade, quer seja no campo físico, emocional ou cognitivo. O elemento base neste tipo de jogo é o universo de faz-de-conta, o qual propicia às crianças uma melhor percepção do ambiente em que estão inseridas, ou seja, percebem a realidade que a cerca. O jogo teatral é chamado de dramático porque, segundo a afirmativa de Faure (1982, p. 12) “lhes chamamos de dramático é para recordar o teatro e – tomando o adjetivo no seu sentido etimológico - para acentuar a presença de uma ação cênica”. A possibilidade de brincar de faz-de-conta desempenha função importante no desenvolvimento da inteligência da criança. É a partir desses jogos que a criança amplia as suas possibilidades e potencialidades. Com esta base, a oficina resultará em Exercícios Cênicos fundamentados nos Jogos Dramáticos que poderão ser levados a público.

 

 

Tempo de duração da oficina: 04h

Tempo de duração do workshop: 01h30min

Classificação etária: a partir dos 05 anos

 

DESENVOLVENDO SEU POTENCIAL CLOWNESCO

 

Essa oficina é direcionada para o desenvolvimento da linguagem clownesca, baseado na busca do clown pessoal, método desenvolvido pelo encenador francês Jacques Lecoq. Esta metodologia tem o intuito de despertar a essência cômica de cada um, trazendo à tona o inesperado, o ridículo, sendo de caráter infantil, ingênuo e único para cada participante. Único porque o clown é inerente a cada ser humano, e, portanto, exclusivo, nenhum clown é igual ao outro. O grupo de aspirantes a palhaço terá a experiência do jogo clownesco através de jogos lúdicos que fortalecerão o imaginário – Lei da imaginação, parte do sistema de Stanislávski –, inerente ao trabalho do ator e ao surgimento e desenvolvimento do clown. Entre diversos exercícios que darão aptidão aos porvir clowns, estão: improvisações a partir de situações estabelecidas pelo condutor da oficina; desempenho com a menor máscara do mundo: o nariz vermelho; a triangulação; a comunicação; a negação da ação; a inversão da lógica; a mínima ação para a máxima reação e a corporificação de elementos diferenciados que destaquem a comicidade corporal do ator, tais como: a imitação de animais; a paródia corporal do partner, entre outros. Os atores no instante presente de criatividade, através do estado corporificado de percepções diversificadas, estabelecerão a conexão consigo mesmo, com o outro e com o espaço. Podendo criar um universo palpável de imaginação, onde o jogo clownesco será o elemento transformador para quem o realiza e para quem o assisti.

 

Tempo de duração da oficina: 04h

Tempo de duração do workshop: 01h30min

Classificação etária: dos 14 em diante

*As oficinas e workshops trabalham os mesmos conteúdos, sendo compactada a experiência nos workshops.

 

**Se tu quiseres oferecer para teu público uma experiência mais prolongada e profunda no teu evento, empresa ou grupo de teatro, no formato de um curso sobre qualquer uma dessas oficinas abaixo, entre em contato com a gente. Vamos pensar juntos na tua necessidade.